Comunicado COVID-19

Alun@, 

Devido ao cenário da COVID-19, estamos passando por tempos desafiadores, mas que juntos e com esforços individuais, certamente venceremos essas adversidades mais rapidamente. 

Pensando na saúde e bem-estar de todos os nossos alunos, corpo docente e administrativo e seguindo as determinações dos órgãos municipais, estaduais e Ministérios da Saúde e Educação, todas as nossas unidades estiveram fechadas desde o decreto inicial.

A partir desta semana, iniciaremos um cronograma de reabertura de algumas unidades apenas para realização de aulas práticas e/ou estágios. As aulas teóricas continuarão no modelo digital. Caso o seu curso e semestre esteja dentre eles, você será comunicado pelo seu coordenador ou professor. Fique atento!

 

ATENÇÃO: Continuamos cumprindo decretos oficiais para a retomada das atividades presenciais. Sendo assim, as demais unidades seguirão com suas aulas de modo digital. Em caso de novas atualizações, entraremos em contato imediatamente.

 

PROTOCOLOS PARA O RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

Para que este retorno das aulas práticas e estágios aconteça de forma segura para você  aluno e também para nossos colaboradores, estamos realizando uma série de ações de sanitização de ambientes como: limpeza nos espaços e superfícies, higienização de equipamentos e utensílios, limpeza intensiva dos banheiros, remoção do lixo, considerando o descarte com segurança e manutenção de ambientes ventilados em toda a unidade, portas e janelas deverão permanecer sempre abertas.

Além das ações de sanitização, seguiremos as regras de distanciamento recomendadas e, por esse motivo, o início das aulas acontecerá fora dos horários de pico (após as 8h para matutino e após as 19h para noturno) e os intervalos serão intercalados para evitar aglomerações. Teremos sinalização de distanciamento de 1,5m em espaços coletivos (clínicas, laboratórios, equipamentos e bancadas) e as demais áreas, que não terão utilização neste período, serão isoladas para evitar a circulação de pessoas no espaço.

 

RECOMENDAÇÕES DE PROTEÇÃO E HIGIENIZAÇÃO

Será obrigatório o uso de máscaras de proteção para colaboradores e alunos. Para as atividades práticas em clínicas, disponibilizaremos os EPIs necessários como luvas, máscaras, toucas, lenços e aventais descartáveis, seguindo os protocolos de segurança para atendimento na área da saúde.  Como parte do protocolo de higienização, serão disponibilizados dispensers com álcool em gel nos locais de grande circulação, tapetes desinfetantes nas entradas das unidades e clínicas e realizaremos ação de higienização na entrada da unidade com álcool líquido 70%. Além de outras medidas preventivas como: checagem de temperatura dos alunos e colaboradores, protocolo de atuação para casos suspeitos e para casos confirmados.

 

Não se esqueça das recomendações de boas práticas para evitar o contágio:  

• Não cumprimente com beijo, abraço ou aperto de mãos; 

• Lave as mãos com frequência usando água e sabão e, sempre que possível, higienize as mãos com álcool em gel; 

• Cubra o nariz e a boca com o braço quando for tossir ou espirrar. 

 

Caso você apresente sintomas da doença, procure imediatamente atendimento médico e siga as recomendações prescritas. Se o diagnóstico for confirmado, notifique imediatamente a unidade ou polo para que novas medidas sejam tomadas.  

 

Manteremos você informado sobre qualquer atualização aqui no Portal Digital do Aluno, combinado? Fique atento e continue estudando! Nosso esforço principal é para que você continue sua jornada de aprendizado sem interrupções e com a qualidade que merece. #NósNãoParamosParaVocêNãoParar 

 

 

Confira as orientações para o andamento da sua rotina acadêmica: 

  • Provas da graduação Presencial

O período de provas do 2º bimestre da graduação presencial ocorrerá de acordo com o calendário acadêmico. As avaliações serão realizadas de forma remota. Continue acompanhando as comunicações e converse com seu professor para saber mais sobre as avaliações do 2º bimestre. 

As Provas Interativas serão no formato digital. Alunos com uma ou mais provas poderão iniciá-las durante todo o período, entretanto, após iniciada, deverá realizá-la no tempo limite. O aluno terá até 3 horas para conclusão da avaliação.

Acesse o AVA no menu lateral “Prova Digital” e confira suas datas de agendamento.
Para mais informações busque pelo artigo "Prova Digital - Disciplina Interativa" no seu PDA.

  • Provas da graduação EAD

Considerando o cenário atual devido à COVID-19 e as portarias 343 e 395 de 2020 do MEC, as avaliações serão aplicadas no formato digital durante o período de suspensão das atividades presenciais. Acompanhe as comunicações no seu celular, e-mail e PDA e confira o dia e hora agendado para a realização da sua prova no Portal Digital do Aluno (PDA). Não é possível reagendar a prova. Lembrando que para as disciplinas com conteúdo prático, as provas disponibilizadas não contemplarão questões práticas. O aluno fará sua prova com questões teóricas, seguindo o conteúdo estudado no AVA.

Clique no link e assista o vídeo ilustrativo de como será a Prova Digital: https://bit.ly/provadigitalk

• Mensalidades 

Estamos realocando todos os custos operacionais, que temporariamente e eventualmente deixariam de existir, para investir em uma robusta estrutura tecnológica para que você possa ter a melhor e mais completa experiência a distância sem impactar em sua jornada acadêmica. Sendo assim, as mensalidades escolares serão igualmente mantidas, devendo continuar sendo pagas em sua integralidade nas respectivas datas de vencimento. 

É importante mencionar que o valor cobrado mensalmente corresponde a uma parcela do valor do custo total do ano ou semestre letivo em curso, conforme previsto na legislação (lei de mensalidades escolares). Estamos inclusive seguindo o entendimento da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, que recentemente divulgou a nota técnica nº 14/2020 em que recomenda aos consumidores evitarem cancelar ou pleitear descontos em mensalidade para as instituições de ensino, justamente em razão dos argumentos já expostos: (i) existência de autorização para as aulas ocorrem de forma remota; (ii) a prestação de serviços contratada de forma semestral ou anual, apesar da existência do parcelamento mensal; e (iii) a suspensão das aulas presenciais, que são fatos alheios à vontade das instituições, não podendo ser responsabilizadas por evento ao qual não deram causa. 

 

• Reposição das atividades presenciais 

As aulas práticas em laboratório e as aulas práticas realizadas em campo (cursos saúde) terão novo cronograma a ser liberado para cumprimento após o retorno das atividades. As demais disciplinas seguem as aulas normalmente de maneira remota pelo AVA. 

Faltas e abonos 

Com a suspensão das atividades presenciais, as faltas serão abonadas. Entretanto, todos os conteúdos das disciplinas estão disponíveis e devem ser acompanhados pelo AVA.  

 

•  Estágios supervisionados obrigatórios da área da saúde (presencial e EAD)  

Com o fechamento de alguns campos de estágio, estamos suspendendo as atividades presenciais dos estágios dos cursos da saúde. Após o retorno das atividades, divulgaremos um novo cronograma para cumprimento da carga horária prevista em seu estágio. 

 

Demais Estágios Supervisionados Obrigatórios e Supervisões 

Alinhe com seu supervisor de campo o novo período para cumprimento da carga horária respeitando a legislação vigente.   

 

FIES e Prouni 

Foi estipulado pelo MEC a prorrogação do prazo de entrega de toda documentação do FIES e PROUNI, sem data de término definida. Te manteremos informado de qualquer atualização.  

 

Biblioteca 

Caso você esteja com algum livro da biblioteca, não se preocupe, você poderá devolvê-lo no retorno das atividades, sem multas.  

 

Continuamos atentos às recomendações do Ministério da Saúde assim como a Organização Mundial de Saúde.
Caso tenha mais dúvidass, temos os seguintes canais para te atender: 

• Alunos Presencial e EAD: Portal do Aluno 

• Alunos Presencial: CRA está disponível através do telefone 3003-4030 de segunda a sexta das 09h às 21h 

  

Para sua segurança e de seus familiares, se possível permaneça em casa.  

  

Juntos combateremos o vírus com informação e prevenção. 

Mais uma vez obrigado pela sua compreensão e colaboração.