Sobre o curso

O egresso do curso de Tecnologia em Terapias Integrativas e Complementares é um profissional que atua com ética profissional, social e ambiental, nas atividades relativas à área de Terapias Alternativas e Complementares, por meio de competências específicas que proporcionará o desenvolvimento das habilidades voltadas para aplicar terapias como: Biodança, Dança circular, Constelações Familiares, Bioenergética, Metafísica Quântica, Terapias com Florais, Geoterapia,  Reflexologia Podal, Ozonioterapia, Hidroterapias, Ayurveda, Shantala, Reiki, Musicoterapia, Arteterapia, Auriculoterapia, Acupuntura, Moxabustão, Ventosas, dentre outras, sempre buscando  a promoção da saúde e prevenção de doenças, possibilitando o bem-estar dos pacientes.

Para sua atuação profissional, o egresso do curso, terá internalizado os conhecimentos que o permitirá:
• Conhecer e saber utilizar equipamentos, insumos, métodos e técnicas em práticas integrativas e complementares.
• Conhecer e aplicar princípios de homeopatia, farmacologia, cosmetologia e fitoterapia em terapias integrativas e complementares.
• Conhecer os fundamentos anatômicos e fisiológicos do corpo humano.
• Conhecer e aplicar gestão e conduta ética, em clínicas, consultórios ou instituições de saúde.
• Conhecer e aplicar práticas integrativas de forma complementar em tratamentos de saúde ou de forma preventiva.
• Conhecer os mecanismos para proporcionar e manter a estabilidade física, mental e emocional do ser humano, compreendendo as complexidades envolvidas.
• Conhecer e atuar em programas de treinamento de equipes de trabalho na implantação e execução de Terapias Integrativas e Complementares, bem como atuar na gestão de recursos.
• Conhecer e aplicar os princípios de biossegurança e legislação necessária na atuação profissional, considerando o indivíduo e o ambiente de trabalho.
O Tecnólogo em Terapias Integrativas e Complementares, tem como áreas de atuação o setor de saúde, bem-estar e qualidade de vida, a fim de aplicar as diversas terapias e procedimentos complementares, voltados para o tratamento e/ou prevenção de patologias que acometem o ser humano.

Diferenciais

As Terapias Integrativas e Complementares, também conhecidas como Práticas Integrativas e Complementares (PICS) estão reguladas no Sistema Único de Saúde desde 2006, por meio da Portaria GM/MS no 971, e a atuação ocorre principalmente na Atenção Básica, porta de entrada para o SUS. Tais práticas em saúde consideram o ser humano de forma integral e auxiliam na promoção e recuperação da saúde. Atualmente, as Terapias integrativas são utilizadas para diversos tratamentos assim como, para a manutenção e promoção da qualidade de vida das pessoas.

O curso visa atender diversas demandas, tanto da sociedade quanto dos órgãos e instituições públicas e privadas, objetivando a formação de um profissional da área da saúde que domine os conhecimentos, condutas e competências para atuar com as terapias integrativas e complementares. A matriz curricular é composta por disciplinas que auxiliarão o profissional na compreensão da integralidade do sujeito, como: formação integral em saúde, bioética e biossegurança, farmacologia, cosmetologia, as diversas técnicas de terapias integrativas, psicologia aplicada a saúde e gestão de pessoas. 

Alguns temas importantes discutidos no curso:
- Desenvolver as competências de gestão e conduta ética, para atuar em clínicas, consultórios ou instituições de saúde;
- Atuar com as terapias de forma complementar em tratamentos de saúde ou de forma preventiva;
- Conhecer de forma abrangente algumas terapias integrativas;
- Aprofundar-se na fisiologia e anatomia humana, inclusive com conhecimentos sobre a metafísica da saúde;
- Conhecer formas de restabelecer o equilíbrio físico, mental e emocional do ser humano, em seus diferentes níveis de complexidade.

Plataforma própria de aprendizagem, com fácil acesso pelo celular.

Biblioteca digital com acervos atualizados da área da saúde e demais temas pertinentes ao curso, de fácil acesso no celular.

Este curso é 100% online, que traz mais flexibilidade ao aluno e busca-se estratégias de ensino-aprendizagem ativas, colocando o aluno como protagonista, promovendo o desenvolvimento de competências e uma formação integral, utilizando recursos que que possibilitam a aplicação dos conteúdos práticos, que são adaptadas ao Modelo EAD, com utilização de simuladores e experimentos demonstrativos gravados.  
Graduação online em 3 semestres, ideal para quem deseja realizar um curso de nível superior em um prazo mais curto, possibilitando a entrada antecipada no mercado de trabalho.

Disciplinas com temas atuais e conteúdos atualizados que compõe a matriz curricular do curso trazendo a melhor experiência ao aluno.

As trilhas de carreira são instrumento de aprendizagem que permitem ao aluno no decorrer do curso desenvolver as competências necessárias para garantir certificações intermediárias, importantes para atuação no mercado de trabalho.

Grade curricular

  • Modalidades:

É fácil se inscrever!
Escolha uma das opções abaixo: